São Luís: arquiteto quer revolucionar transporte público

Eduardo Pegurier
12.05.2011

Avenida Lourenço Vieira da Silva, São Luís - foto: Artur Oliveira


Diogo Pires Ferreira é arquiteto formado em São Luís, Maranhão, de onde ganhou o mundo. Fez parada em São Paulo e, em seguida, foi fazer mestrado em Barcelona. Lá, aliou-se ao projeto La Ciudad Idea, sobre Barcelona, e fez da sua tese um projeto viário para sua cidade natal.

São Luís atingiu em 2010 a marca de 1 milhão de habitantes e, com 835 km2, ocupa uma área equivalente à metade de São Paulo. Já é maior que Salvador (700 km2), Curitiba (435 km2) e até Madrid (605 km2).

Como outras metrópoles, cresce se espalhando territorialmente e fragmentando as funções urbanas. Áreas de residência e comércio estão cada vez mais distantes. A possibilidade de caminhar para realizar as tarefas básicas do dia-a-dia mingua. Comprar pão precisa de carro.

Diogo fornece estatísticas locais que fazem pensar. Existem cerca de 600 mil habitantes com renda abaixo de R$1.000,00. O número de usuários do transporte público é próximo ao tamanho desse grupo, 572 mil pessoas. Subindo a ladeira da distribuição de renda, existem 138 mil pessoas com renda acima de mil reais e, novamente, outro número que quase empata: são 141 mil carros circulando em São Luís.

São Luís tem 185 linhas de ônibus. Somados os seus percursos, o total é de 5.386 km de extensão, maior do que a distância necessária para cruzar o Brasil de ponta a ponta, que é de 4.400 km.

O projeto de Diogo quer revalorizar a vida local e racionalizar as linhas de transporte público. Ele acredita que é possível consolidá-las em apenas 9 linhas de alta intensidade de uso, desenhadas para ligar os pontos mais importantes da cidade e facilitar a vida do usuário. Mais detalhes no animado e bem produzido vídeo do projeto, abaixo.

Resgatando velhos conceitos para o futuro da cidade: estudo de caso São Luís.


 



Tags: , ,

25 respostas para “São Luís: arquiteto quer revolucionar transporte público”

  1. raulbueno disse:

    Excelente projeto. Espero que seja amplamente divulgado para que a população cobre das autoridades uma solução que, se não for essa, seja bem próxima!

  2. @clebinhogeog disse:

    Seu projeto está inspirando idéias para modificar também o sistema de trasporte urbano aqui de Aracaju – SE. Bem interessante, estou iniciando um artigo inspirado no seu projeto. Sou estudante de Geografia e preocupado com vários fatores atuais urbanos.

  3. Carla Santos disse:

    Adorei a proposta, adorei o video! É um sonho mudar essa realidade, pois de fato seria "revalorizar a vida local".

  4. Jefferson disse:

    E QUANTOS bilhoes de reais vai custa pra fazer essa modificação , para os empresarios é muito melhor ter 185 linas do que nove, isso nunca vai acontecer por aqui, e nao é pessimismo, vivo aqui , desde de criança e sempre foi assim, e enquanto a familia sarney e seus aliados estiverem por aqui isso nao vai acontecer, olha o VLT, ta virando sucata… quanto mais burro o povo ficar melhor pra eles e quanto mais depender melhor pro bolso deles.

  5. Parabéns a este ludovicense pela boa ideia, agora ele tem uma guerra pela frente par tentar convencer os sengue sugas que estão no poder da prefeitura de São Luis..

  6. Geraldo disse:

    Caro Diogo, alguma vez você procurou ou foi procurado pela Prefeitura Municipal de São Luís ?!?!
    Seu projeto é fantástico, então me pergunto "por que nosso prefeito não o por em prática ?" você tem a resposta ?!?!

  7. Ruan disse:

    fiquei interessado no projeto! Por favor entrar em contato

  8. Franklin Torres disse:

    É por aí que a banda toca, show!

  9. José Inácio disse:

    Projeto extremamente inteligente e racional! Se posto em prática, resolverá o estrangulamento do tráfego da cidade! Parabéns ao autor! Gestores, habilitem-se e entrem para a história!

  10. Rafael santos disse:

    muito legal se a atual administração da cidade tiver bom senso com certeza deve ver e rever essa sua idéia

  11. Guimmel disse:

    Infelizmente a briga com autoridades municipais é muito grande, o cartel formado por empresários donos de ônibus não aceitam um projeto em que sua frota se reduziria, juntamente com seus lucros. é uma briga boa ! duvido ganhar !

  12. Alberto disse:

    Projeto magnifico, sem comentários, excelente! Mas não se pode esquecer que mexeria diretamente com o CARTEL de transporte em nossa ilha nada rebelde.

  13. Raí disse:

    parabéns, bem interessante. Pena que os nossos administradores publicos não estão preocupados em compra esta ideia e coloca-la em pratica, resolvendo nossos problemas em relação a mobilidade urbana.

  14. Lucas disse:

    Muito show, parabéns pela iniciativa.

  15. Ronald disse:

    Esse projeto foi apresentado as autoridades locais? Houve interesse..? Porque é muito interesaante e de extrema importância. Parabens!!! Vc nos enche de orgulho

  16. luciana disse:

    Adorei o projeto! Vamos divulgar para ser levado a sério e executado! Parabéns!

  17. Fraga disse:

    Parabens ao arquiteto, muito bom trabalho, gostaria de sugerir a inclusao de metro monotrilho, em circuito fechado e elevado no centro das avenidas, como tambem estacoes elevadas sobre as avenidas e uso do passeio e pracas para acesso do publico. Eng.Fraga

  18. Karina disse:

    Achei ótimo ver alguém tão preocupado e capaz de produzir, por que todos que conheço só reclamam (até eu mesmo), mas nunca ninguém chegou com a solução.

    O problema agora é convencer as empresas que dominam o transporte público e só pensam em tirar vantagens. O problema é convencer o poder público a obrigar as empresas a servirem a população de uma maneira mais sustentável.
    O problema é fazer as melhorias nas avenidas, se o próprio governo não tem a capacidade de produzir um projeto decente e nem de se resolver dentro dele mesmo. O problema são os assessores dos governantes que só querem tirar vantagens e não deixam uma boa ideia fluir.
    O problema está na população que se acomoda e quer ter o status de ter um carro, pode não ter comida, mas querem um carro.

    Apesar dos pesares, fiquei muito feliz e espero (mesmo que demore) que o transporte público de São Luís revolucione!!

  19. Alzira Melo disse:

    Com boa vontade isso poderia ser implantado de imediato. Nossa cidade precisa de medidas urgentes para solucionar este problema. Nosso transito está um caos e os transportes públicos atendem muito mal a população.

  20. edilma disse:

    seria bom se virasse realidade, é o sonho de todo maranhense e do brasileiro em geral ter meios de transportes mais eficaz.

  21. Regis disse:

    Espero que o entrave político não interfira e a burocracia não atrapalhe boa sorte.

  22. carla disse:

    Da teoria a prática, projetos viáveis!

  23. Werbeth Licá disse:

    Sou também a favor de um PROCESSO LICITATÓRIO COM PARTICIPAÇÃO DE FORNECEDORES DE SERVIÇOS DE TRANSPORTES DE TODO O PAÍS…favorecendo a possibilidade de oferta de transportes de MELHOR QUALIDADE E VALOR ADICIONADO aos USUÁRIOS DOS TRANSPORTES COLETIVOS PÚBLICOS!

  24. The Lulous disse:

    Parabéns pelo projeto, parece estar muito bem pensado. Mas você deve criar grupos focais com usuários "heavy" de algumas das linhas para ouvir a opinião deles. Minha cidade tem 800 mil habitantes e a troca de linhas aqui causou um riot de três dias no Centro da Cidade. As mudanças, mesmo quando para o bem, sempre causam distúrbios. (Ah, e pede pra alguém dar uma revisada na gramática do vídeo. Tem algumas escorregadinhas fáceis de corrigir 😉

  25. Armando Neri Junior disse:

    Parabéns… magnífico estudo, proposta, abrangência e atendimento da população!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.