Rio de Janeiro: PARK(ing) Day 2011, debate e festa

Adriana Sansão
18.09.2011

O Programa PARK(ing) Day foi criado pelo Rebar, um estúdio de Arte e Design norte americano, e teve a sua primeira edição em 2005 em São Francisco. O objetivo do programa é a ocupação de uma vaga de estacionamento para convertê-la em área de lazer, por algumas horas. Surgiu da necessidade de se pensar sobre a maneira como as ruas são usadas, e sobre a quantidade de área destinada a estacionamentos, que poderiam ser melhor aproveitadas pela população.

O uso da vaga na Praça Tiradentes começou às 14 horas, quando iniciamos a montagem da estrutura de bambu no local. Às 16 horas, com quase tudo pronto, começamos a montar o som e a fazer os demais arremates, transformando a vaga em um mini auditório-discoteca, com direito a luzes e globo espelhado.

O debate iniciou-se às 18h30, tendo como convidados o Secretário Municipal de Transportes Alexandre Sansão, o consultor do ITDP Roberto Adler, e o Subsecretário Municipal de Patrimônio, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design Washington Fajardo.

O formato do debate foi de uma entrevista, onde a organização fez perguntas aos convidados tendo como tema a relação Carros X Espaço público. Posteriormente, as perguntas foram abertas à plateia. Temas como a redução do uso dos automóveis particulares, transporte cicloviário e transformação de áreas de estacionamento em áreas de lazer deram o tom do debate.

Às 20h30 começou a festa dentro da vaga, com o DJ Quito e convidados, que tocaram os vinis do Wilson, melhor vendedor de discos do centro e que faz ponto diante do imóvel do Studio X – Rio, apoiador do evento. A festa se estendeu até meia noite, atraindo os pedestres que atravessavam a praça.

Além de abrir a reflexão sobre a quantidade excessiva de estacionamentos na cidade, a Intervenção temporária objetivou ativar o espaço urbano, imaginar novas paisagens e presentear a cidade com um evento que rompesse a linha contínua do cotidiano, fazendo do espaço público um lugar mais amável para a população.

 

Leia também: Deixe seu carro em casa! Programação nacional para o DMSC 2011

 

*Adriana Sansão é arquiteta e urbanista, professora da PUC-Rio. Ela foi uma das organizadoras do PARK(ing) Day 2011 no RJ. É autora dos blogs Notas Temporais e 100 países, dedicado aos relatos de viagens.



Tags: , ,

3 respostas para “Rio de Janeiro: PARK(ing) Day 2011, debate e festa”

  1. Antonio Carlos Mello disse:

    Muito legal!Deu para ver que as vagas aí do lado da estrutura de vocês não são nada rotativas.Para uma área central ,é muito luxo e desperdício.

    • adrianasansao disse:

      É verdade, isso é a consequência de um estacionamento é muito barato! Os carros acabam dominando todos os espaços da cidade. Vamos ser criativos e "roubar" espaços deles! 😉

  2. Atividade no espaço de convivência, que integra a programação da Semana da Mobilidade, será realizada na Rua Padre Manoel, quase na esquina com a Avenida Paulista, das 9 às 17 horas Como parte das atividades da Semana da Mobilidade – organizada por um coletivo de entidades e cidadãos envolvidos com o tema –, será realizada nesta sexta-feira (20/9) a chamada Vaga Viva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.