Protótipo de lâmpada LED com bocal comum e luz “quente”

Eduardo Pegurier
02.02.2011

foto: divulgação

 

A aposentadoria tecnológica das conveniências da lâmpada incandescente está prestes a chegar. Um novo modelo de LED usa bocal comum, pode ser usado com dimmer e produz o mesmo tipo de luminosidade “quente” e amarelada que parece mais natural. Consome menos de 10 watts  mas é igual em capacidade (800 lumens) a uma incandescente de 60W. A fabricante é a Cree.

 

Para aposentar as incandescentes: LED, dimmer, luz agradável, bocal comum

 

Uma outra maneira de ver a coisa é que com a mesma energia que gastávamos antes poderemos iluminar seis vezes mais lares. Boa notícia para o mundo pobre. Embora as LEDs ainda sejam caras, elas duram 10 anos. Nos EUA, já existem modelos por 20 dólares nas lojas e o preço cai 25% ao ano. É só fazer as contas para ver que, considerando a durabilidade, se tornarão tão ou mais baratas que as incandescentes em coisa de 2 ou 3 anos. Além de também consumirem bem menos do que as atuais campeãs de consumo, as fluorescentes, tem a enorme vantagem ambiental de não conter mercúrio.

Veja o vídeo promocional em seguida.

Leia também: Philips desenvolve luz OLED para tomadas comuns

 

 

Dica: Engadget



Tags: ,

4 respostas para “Protótipo de lâmpada LED com bocal comum e luz “quente””

  1. Heliano disse:

    O planeta agradece. O futuro nos pertence. É chegada a hora de sensibilizar os homens para a conservação do planeta terra. Reduzir, Reciclar, Reaproveitar e desenvolver novas tecnologias em favor da humanidade. A sensibilização a meu ver vem antes da conscientização.

    Heliano
    Tecnólogo em Saneamento Ambiental

  2. MANUEL FERNANDES disse:

    Tudo o que seja para reduzir,o consumo energético,é de aplaudir.

  3. @Cesaurio disse:

    Reduzir o consumo de energia, racionalizar, parando de usar os dispendiosos chuveiros elétricos e a iluminação desnecessária, além de eliminar o mercúrio das fluorescentes compactas. Isso é fundamental.

  4. Sergio Rodrigues disse:

    Gostaria de saber se estas lampadas tem a capacidade incandecente de 100W. e qual seria o valor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.