Ilha será 100% abastecida por energia renovável

Luana Caires
08.07.2011

Projeto de 87 milhões de dólares deve ser concluído ainda neste ano, foto: Jose Mesa

Localizada a 1500 quilômetros da costa espanhola, El Hierro em breve será reconhecida por depender unicamente de sua própria energia renovável. Com isso, evitará a emissão de 18 200 toneladas de dióxido de carbono por ano, já que não será mais necessário transportar combustível fóssil até a ilha.

O projeto, orçado em 87 milhões de dólares, prevê a criação de um parque eólico de 11.5 MW e de uma usina hidrelétrica de 11.3 MW, que devem fornecer 80% da energia utilizada pelos 11 mil habitantes locais. O restante será produzido por  meio de coletores solares termais fotovoltaicos conectados à rede elétrica. Se tudo correr como esperado, as obras deverão ser concluídas ainda neste ano.

Muitos têm se referido a El Hierro como a primeira ilha autossuficiente em energia renovável, mas é preciso lembrar que a pequena Samsø, na Dinamarca, há anos depende apenas da energia limpa que produz.

Samsø, a primeira ilha a depender exclusivamente de energia limpa, foto: Plougmann

Tudo começou em 1997 quando a ilha, de 48 quilômetros de comprimento e 24 quilômetros de largura, venceu uma competição do governo dinamarquês para tornar-se uma comunidade modelo na produção e utilização de energia limpa. Desde então, 21 turbinas eólicas foram construídas em Samsø para atender às necessidades dos seus 4 mil habitantes. O aquecimento das casas de suas 22 aldeias fica por conta de grandes painéis solares e usinas movidas a caldeiras alimentadas por lascas de madeira e palha.

Mas nem por isso  a iniciativa de El Hierro deixa de ter importância. Projetos como esses devem ser celebrados e incentivados, pois são exemplos de locais onde as sementes do nosso futuro energético estão sendo lançadas.

Via: Inhabitat

 

Veja também:

– Linha de trem-bala ganha túnel recoberto por células solares

– Pesquisadores criam celular “movido” a micróbios

– Estudantes criam esterilizador hospitalar movido à luz solar

 



Tags:

3 respostas para “Ilha será 100% abastecida por energia renovável”

  1. […] Fonte: http://www.oecocidades.com/2011/07/08/ilha-sera-100-abastecida-por-energia-renovavel/  Envie esse link […]

  2. […] El Hierro: ilha será abastecida com energia 100% renovável […]

  3. Mariza Binato disse:

    Que notícia alentadora! Pudesse o Brasil copiar e implantar esse processo… mas será que inter$$aria àqueles que detém o monopólio da energia e os lobistas de plantão que se beneficiam do atual "$tatu$ quo" do modelo energético bra$ileiro??? Pois é….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.