Horta urbana comunitária encoraja estilo de vida mais verde

Luana Caires
30.06.2011

 
Achar um espaço para cultivar vegetais em plena Manhattan não é uma tarefa muito fácil, mas, graças à ideia de um grupo de estudantes e ao apoio do Battery Conservancy, os habitantes da área central dessa região têm a chance de plantar alimentos orgânicos. Eles criaram uma horta comunitária, localizada em um parque público, que já produz seus primeiros nabos, abobrinhas, ervilhas, alfaces e rabanetes.

Idealizada pelo designer Scott Dougan, a horta de 1 acre de superfície tem um formato nada usual, como você pode conferir no vídeo acima (em inglês). O desenho foi inspirado em Zelda, um peru que um dia apareceu misteriosamente no parque Battery e se tornou uma espécie de mascote do local. A área em que são plantados os vegetais é protegida por uma cerca de bambus.

O objetivo desse projeto era encorajar hábitos mais saudáveis de alimentação e incentivar um estilo de vida mais verde, e tudo indica que a estratégia esteja funcionando, pelo menos com os mais jovens. Nesta semana, um grupo de estudantes, também envolvido no plantio, realizou a primeira colheita da hortinha. Muitos deles não tiveram a oportunidade de provar os produtos que plantaram, mas aqueles que se arriscaram notaram que até o gosto dos vegetais orgânicos era melhor do que aqueles que seus pais compravam no supermercado.

Apesar de se mostrarem bastante hesitantes no começo da experiência, os estudantes logo se envolveram na atividade e perderam o medo de botar as mãos na terra. E a participação não é restrita aos jovens. Qualquer pessoa da comunidade pode se voluntariar para participar do plantio e da colheita fazendo uma inscrição online. O resultado do projeto foi tão bom que o Battery Conservancy está planejando organizar uma feira de orgânicos em frente à horta durante o mês de julho para comercializar os 20 tipos de vegetais produzidos no parque.

A parte triste da história é que a horta urbana só deve ser mantida até o início de 2013, quando será desativada para dar lugar a uma ciclovia. Menos mau.

 

Leia também:

– Reciclagem + Criatividade = Fazenda na Janela

Cogumelos cultivados em túneis e outras sacadas de agricultura urbana

– Regue com o sol

Falta espaço? Recorra a uma horta móvel

 

Via: Inhabitat



Tags: ,

Uma resposta para “Horta urbana comunitária encoraja estilo de vida mais verde”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.